sábado, 3 de julho de 2010

Seleção Dunda: O que pensar? O que dizer? O que sentir?


Ontem, 02 de julho de 2010, o Brasil enfrentou a Holanda nas quartas de final da Copa do Mundo realizada na África do Sul. Com um favoritismo para ganhar o jogo e 190 milhões de brasileiros juntos na torcida, o resultado foi bem diferente do que se esperava.
O pais inteiro estava na expectativa e aguardando a convocação da grande seleção de Dunga e quando aqueles rostos apareceram naquele telão uns ficaram irritados, outros desconfiados, ou seja, uma seleção que não convenceu de primeira nem torcedores e muito menos jornalistas.
E mal a convocação foi feita e todos “caíram em cima” do Dunga lançando criticas de todas as formas e, é claro, sobre a ausência de vários jogadores que os torcedores queriam como Ganso, Ronaldinho Gaúcho e até Adriano, alegando que ele faria uma grande diferença dentro da área com as suas finalizações, pela falta de craques e de um banco que pudesse ser usado quando fosse conveniente e sobre Felipe Melo, que seria um problema por ser indisciplinado e que poderia atrapalhar em algum momento crucial. Kaká não estava cem por cento e não poderia jogar como sempre jogou. Sendo ele um grande craque e uma esperança para o Brasil não poderia fazer feio, mas nos primeiros jogos não foi muito convincente. Somente alguns foram aceitos como o capitão Lúcio, Juan, Julio Cesar, Robinho e Luis Fabiano.
Dunga preferiu focar e criar um grupo a depender de craques e sempre confiou muito no time que formou e não ligou para as criticas indo com ele ate o fim, ate o FIM MESMO. Nos primeiros jogos a seleção foi crescendo e ganhado aos poucos a confiança da torcida passando pela Coréia do Norte (2x1), Costa do Marfim (3x1) e Portugal (0x0), mas perdendo jogadores como Elano e sendo o primeiro da sua chave passando para as oitavas de final, seguido de Portugal.
A seleção passou e o Brasil inteiro vibrou. A conquista do hexa estava próxima e os jogadores teriam que enfrentar e vencer a seleção do Chile para prosseguir. Foi o que aconteceu, ganhamos de 3x0.
Holanda também ganhou nas oitavas e seria o próximo a enfrentar o Brasil. Todos estavam na torcida e esperando a vitoria da seleção Canarinho. Robinho marcou o primeiro gol com um passe extraordinário de Felipe Melo, mas esse que seria um herói do jogo (Felipe Melo) se tornou um vilão, fazendo uma entrada muito dura no jogador da Holanda, sendo expulso pelo juiz, sem falar que antes disso, numa falha conjunta com o goleiro Julio Cesar acabou por fazer um gol contra que desestabilizou toda a equipe brasileira. Minutos depois outro gol da Holanda fechou a sua vitoria e o apito final do juiz a decaída jornada de nossa seleção.
Após a derrota, os jogadores foram entrevistados e todos expressaram extrema tristeza e uma grande decepção e pediram desculpas e a compreensão de todos os torcedores. Todos pareciam abatidos com a derrota, com exceção de Felipe Melo que não parecia ter acabado de perder na competição mais importante do futebol mundial.
O Brasil perdeu, mas ainda sim continuaremos brasileiros acima de tudo.
Não foi dessa vez que levamos o hexa. Houve erros, muitos erros, do Dunga, dos jogadores, comissão técnica. Queria dar os parabéns para toda a seleção e para os que mais tive admiração: Lúcio, Juan, Julio Cesar, Robinho, Kaká, Luis Fabiano, Elano, Daniel Alves e Maicon. Boa sorte para todos e que venha 2014.

P.S: CHUPA MARADONAAAA!!! (não podia sair sem essa... =D)

Pedro Maciel.

Um comentário:

Anônimo disse...

Dunga Burro