segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Voto inconsciente (crítica política)

É... o povo decidiu. O povo decidiu a partir de sua opinião o que é bom pra sua cidade. João Castelo ganhou a eleição para prefeito de São Luís. Mas o que realmente levou a população escolher Castelo como prefeito? Quem vai saber?!

Concordo que Castelo teve uma campanha, com posso dizer, bem mais forte do que o candidato Flávio Dino, começando pela tal música “Agora vai, agora vai, São Luís merece mais...”, música que me irritou profundamente em todo o período dessa eleição e que só de ouvir fica gravado na mente de qualquer criatura! Realmente a música é empolgante, mas, não tem lá muita coerência com o candidato.

Todos sabem a história de João Castelo. Sabem que teve vários cargos políticos e um deles foi de governador do Maranhão. Castelo sempre se dizia um ótimo administrador e em toda a sua campanha enfatizava a tal “experiência” que tinha e que ainda possuía. E essa “experiência” não impediu a demissão de muitos trabalhadores que sua esposa Gardênia executou durante a época que foi prefeita de São Luís, essa “experiência” é tanta que responde a vários processos trabalhistas até hoje.

Como uma população tão grande, pode ainda fechar os olhos e tapar os ouvidos diante de tanta coisa ruim? Como pode ainda o trabalhador dessa cidade votar em um homem com um histórico que venhamos e convenhamos, é um dos piores? No momento do último debate, no dia 24 de outubro, Flávio Dino pergunta para Castelo se é necessário que o candidato tenha uma “ficha limpa” para se candidatar para algum cargo e ele responde que sim, sem ao menos nem tremer a cara...

A população de São Luís nem faz idéia do que acaba de fazer. Muitos eleitores, amigos da minha família se vangloriavam dizendo a eterna frase: “Agora vai!”, como se tivessem certeza de que um grande futuro os aguardava com Castelo na prefeitura. Realmente, um grande futuro os espera, aliás, um grande futuro aguarda a toda a cidade e muitos irão sofrer pelo erro de outros.

Não posso garantir que o candidato Flávio Dino seria a melhor opção para a cidade, mas, em relação a Castelo...SEM DÚVIDA!!! A mesma coisa digo em relação à eleição para governador onde Jackson Lago e Roseana Sarney disputaram. Jackson nunca foi e nem será o melhor candidato, mas, no momento o único objetivo em comum que a maioria da população tinha e que Jackson soube usar muito bem para ganhar a eleição era acabar com a oligarquia Sarney, pelo menos dar uma freada.

Ninguém pôde ver que o melhor era impedir que tudo o que já ocorreu quando Castelo foi governador voltasse a acontecer se ele fosse prefeito. Toda cidade fechou suas mentes para a verdade e preferiram ver a mentira como se não tivesse outra opção, mas todos tinham!!! Esse é o problema. Ninguém teve uma mente critica e uma boa memória para perceber que o melhor não era Castelo.

Isso é muito triste. Serão quatro anos de uma grande incerteza. O trabalhador assalariado, o que realmente deveria se preocupar com o futuro, não se preocupou. A maioria das propostas de ambos os candidatos visavam à melhoria de vida dessas pessoas, mas, eles não souberam avaliar e um futuro de grandes provações está por vir. Serão eles que sofreram mais...

A população de São Luis está de parabéns!!! O Brasil, o nosso querido país é regido pela democracia, onde todos têm liberdade de expressão e pensamento e parece que não soubemos usar esse privilégio. Agora, só podemos esperar e ver o que vai acontecer. Poderia ter sido diferente, mas nós não quisemos assim...


Por Pedro Maciel


OBS: minha opnião expresso como eu quiser, OK?

Nenhum comentário: