domingo, 5 de setembro de 2010

Alô eleitores, a eleição chegou!


As propagandas eleitorais começaram. É o momento em que vários candidatos surgem com propostas que supostamente facilitarão a vida de um grupo de pessoas menos favorecidas que eles não cansam de falar: o povo.
No âmbito atual, candidatos a presidente, governador, senadores, deputados federais e estaduais se unem em coligações para conseguirem seus lugares nas suas respectivas “cadeiras de poder” e ficam diante de nós durante dois meses nas TVs do país inteiro. É o que nós brasileiros temos que suportar às vezes com muita indignação e outras com boas risadas.
As coisas vêm piorando a cada eleição. Pessoas que se julgam preparadas para assumir o compromisso de “lutar pelo povo” não têm a menor noção do ridículo e não percebem o tamanho da responsabilidade que vão ter ao assumir os cargos a que concorrem. Aparecem então uns achando que sendo engraçados, com fantasias, com nomes ditos “engraçados” chamarão a atenção do eleitorado e conseguirão votos o suficiente para alcançar seus objetivos. Surgem fantasias, bordões, sons estranhos, tudo para “tentar” envolver aqueles que os assistem e o que era para ser algo serio, algo que transmitisse uma idéia que nos guiasse para uma “boa escolha” se tornou uma grande palhaçada.
A função do humor é criticar todas as faces da sociedade, sendo a política uma delas. Pensando dessa maneira, alguns acham que agindo desse modo estão fazendo o que todos os humoristas fazem em seus programas (sempre tirando sarro da política brasileira), ou não pensam mesmo em nada e acham que agindo dessa maneira encontrarão uma boa saída para vencer a campanha.
Outra classe que deve revoltar ou simplesmente não recebe muito credito é a dos ditos “robôs”. São aqueles que não transmitem a menor confiança para os que assistem a propaganda eleitoral. Uns olham para o lado, gaguejam, não olham para a câmera, lêem os textos descaradamente, aparecem com propostas já ouvidas em várias outras eleições, aparecem com familiares para repetir os seus números e às vezes nem dão uma única palavra e os que o acompanham acham que são competentes para convencer o povo a votar naquele que está ali parado feito uma estátua e alguns que ainda tem a coragem de envolver religião recitando palavras da bíblia para conseguir “adeptos eleitorais”, ou seja, não sabem nem o que estão fazendo ali.
E não poderia deixar de citar os famosos que pegando carona com a fama acham que a vida política é o próximo passo para continuarem a vista, ou se percebem prontos para por seus projetos em ação. E o que revolta ainda mais são as estrelas ou supostas estrelas que devem achar que qualquer um pode se candidatar (e é isso mesmo que acontece!) e a propaganda eleitoral parece mais um programa de TV cheio de celebridades. Sem falar dos famosos desprovidos de inteligência (para ser politicamente correto) e de presença, que estão ali para...
A situação tende a piorar, e os verdadeiros culpados somos nós mesmos que no momento de apertar as benditas teclas da urna aumentamos a porcentagem de votos para essas pessoas e sabe-se lá qual argumento usamos para escolher essas “figuras e personagens excêntricos”.
Se tudo está como está, não devemos culpar quem esta ali nas nossas TVs, culpemos a nós mesmos por não sermos competentes o suficiente para escolher nossos representantes. Se eles estão ali e se a cada eleição aparecem mais e mais é porque eles acham que são aceitos por todos nós, os grandes palhaços de todas as eleições.

Tem muita gente por ai que acha a política chata e sem importância nenhuma e não sabe o motivo...

Pedro Maciel.

Obs: Se achar conveniente, dê a sua opinião e repasse esse texto para outras pessoas, eu agradeceria muito!

8 comentários:

Carina Di Leo disse...

Gostei do texto, muito bom mesmo!
É triste ver o nosso voto sendo comprado de forma tão barata. "Vote Tiririca, pior do que tá não fica!". Propaganda eleitoral realmente é uma graça, mas não façamos dos nossos votos uma piada...

Pedro Maciel disse...

É Carina...
A coisa ta triste mesmo...
e tem muita gente por ai que ainda não tem consciência dos fatos... =/

Obrigado pelo comentário!

DOMÍCIO M. MACIEL disse...

Pedro, você faz uma crítica muito séria sobre a politicagem que estamos expostos. Como se não bastassem os políticos que brincam de sê-los e foram eleitos para isso, pois ninguem em sã consciência esperavam que fariam o que prometiam ao voltar neles, aparecem os políticos "artistas" que aproveitam esse momento de celebridade para expor a sua ignorância apostando que o povo é tanto quanto eles. Esse momento é uma grande piada e nós rimos juntos disso, mas ao mesmo tempo é um momento seríssimo, pois temos que obrigatoriamente votar na renovação, mesmo que para isso seja de forma nula ou em branco, como muitos preferem. Esse processo deve evoluir para melhor, considerando que estamos evoluindo e a populacao espiritual desse pais também. Vamos confiar e deixa o Tiririca fazer graça, não vamos mesmo votar nele... Afinal, em que vamos votar?...Ainda bem que temos um mês pela frente...

Mallú Ferreira disse...

Seu texto está muito bem elaborado, amigo. Fez muito bem em apontar os verdadeiros culpados: nós mesmos. Consciência política é algo tão fundamental de se ter quanto noções de higiene, mais ainda assim nem todos dão o real valor a ela.Pessoas como você é que mantém a esperança do mundo.

Hortência Melo disse...

o povo tem sofrido a politicagem...
mas uma coisa eu acredito,o povo tem o governo que merece.
Porém,temos q tomar mais consciência dos nossos votos, pesquisar mais a respeito de quem irá está à frente,seu histórico,etc.,

Ah,e tem muita gente por aí q não está nem um pouco interessado na sua cidade[país/nação...são egoístas em seus votos,por isso que o povo tem o governo q merece...

Sabemos que têm muita gente carente,mas estes precisam ser ao menos esperto na hora do voto ou pensar no todo

[...]

[gostei do texto]

Rebecca Maria. :) disse...

Gostei do texto e da crítica. Nossa situação está realmente deprimente. A propaganda eleitoral está se tornando um horário de palhaçadas e desrespeito com a população. Até propagandas
eleitorais eróticas estão sendo capazes de produzir e de passar. Vemos sempre as mesmas figuras tentando serem eleitos ou, se não eles, alguém que esteja em seu vinculo. Mas fez certo em destacar que os culpados somos nós mesmos. Empurrar tudo com a barriga parece ser mais cômodo do que tentar melhor nossa política e nosso país. Consciência política tinha que ser uma coisa que todos deveriam ter.

Unknown disse...

Seu texto demonstra claramente uma visão abrangente e completa sobre um tema de grande relevância para a sociedade. Endosso suas palavras e ficamos na expectativa de eleições futuras com candidatos e eleitores melhores!

Anônimo disse...

Eu concordo em culpar a nós mesmos, afinal de contas, a sociedade é composta pelas pessoas. No entanto, assim como duas cabeças juntas pensam melhor do quê duas cabeças separadas, milhões de pessoas juntas fazem muita bobagem acumulada. Mesmo assim, gosto de pensar que a solução pode partir da transformação pessoal de cada um, seguida pela natural influência para transformação dos mais próximos e do conjunto. Isso para a política, educação e qualquer outra coisa que voltemos nossas mentes.
Ou seja, acho muito legal notarmos problemas globais, mas considero mais importante resolvermos corretamente nossos problemas pessoais. No limite do tempo tendendo ao infinito, quando pararmos de furar fila, falsificar documentos para pagar meia e outras coisas pequenas, a política se resolve naturalmente.

@edersantana