domingo, 20 de março de 2011

Homossexualidade, religião e sociedade


Vivemos em sociedade e isso quer dizer que nela há vários tipos de pessoas e grupos que se cruzam constantemente nas ruas, vielas e avenidas. Há entre muitos, os cidadãos mal compreendidos, excluídos e extravagantes e é sobre um deles que eu irei comentar. O Pensador convida você a refletir um pouco sobre a homossexualidade.

Homossexualidade – não mais homossexualismo - refere-se à característica ou qualidade de um ser, humano ou não, de sentir atração física, estética e/ou emocional por outro ser do mesmo sexo. A homossexualidade é uma das três principais categorias de orientação sexual, juntamente com a bissexualidade e a heterossexualidade, sendo encontrada também em muitas espécies de animais. Não há uma estimativa exata do percentual de homossexuais humanos, mas alguns estudos indicam estar entre 2% a 13% e outros aproximadamente 22% da população.

Como a maioria deve saber a homossexualidade não é hoje, ela vem desde os séculos passados. No Egito, no século V a.C, existiu na cidade de Tebas, um exército de homossexuais, um grupo militar formando por mais de 150 casais de amantes. Entre os registros egípcios existe um conto sobre duas divindades que vêm para a terra e realizam atividades sexuais com dois homens. Na Grécia, exemplos de homossexualidade não se limitam apenas aos mortais, na mitologia está a maior demonstração de abertura do pensamento grego. O casal mais famoso de todos é formado por Zeus e Ganímedes

Na cultura grega clássica, a educação dos meninos atenienses se dava através de laços de amizade e prática homossexual com seus mentores. Um cidadão que não exercesse a adoção de jovens, e se encarregasse de sua educação, era acusado de omissão em seus deveres como cidadão. Após 12 anos de idade, o garoto procurava um mentor e com aprovação dos pais, este praticava atos sexuais com ele e aprendia tudo o que este sabia da vida. Não há registros de que a homossexualidade tenha sido totalmente aceita na Grécia antiga, muito menos sendo encarada como um grande problema, como nos dias de hoje. Sócrates, Platão e Safos são exemplos de homossexuais deste período.

No Império Romano, dos últimos quinze imperadores, apenas Cláudio não deixou referências quanto a homo ou bissexualidade. Júlio César, Calígula, Tibério, Nero, entre outros foram praticavam atos homossexuais e nos palácios ocorriam verdadeiras orgias. Vestir-se de mulher era uma brincadeira comum, como fazemos no período de carnaval.

Em 1231, o papa Gregório instituiu o direito ao Tribunal do Santo Ofício e ordenou o combate às mazelas difundidas por toda a Europa. Os homossexuais foram um dos grupos que foram perseguidos nesse período e esse ato de perseguição foi tão grande que somente no Brasil, já no século XVII, foram registrados 4.419 casos de sodomia, dos quais 30 foram enviados a metrópole e condenados à fogueira.

Bem, já demos uma vasculhada no passado, mas e hoje, como andam as coisas? A Igreja Católica vê o comportamento sexual humano quase sacramental. Sexo anal e homogenital são considerados pecaminosos porque atos sexuais, por natureza, são procriativos e unitivos. A Igreja também entende que a complementaridade dos sexos seja parte do plano de Deus. Atos sexuais entre pessoas do mesmo sexo são incompatíveis com essas crenças. A homossexualidade continua a ser reprovada pela maior parte das tradições cristãs pelo mundo.

O preconceito e a descriminação são comuns na vida de homossexuais e constantemente estão sujeitos a estereótipos, o que aumenta a marginalização, sendo essas as prováveis formas de homofobia e heterossexismo. O heterossexismo pode incluir que toda pessoa é heterossexual ou que atrações entre pessoas de sexo oposto seja a normal e, portanto, superior. A homofobia é o medo, a aversão contra homossexuais.

Há vários exemplos de estereótipos que caracterizam esse grupo de pessoas, como menos estáveis emocionalmente, mais promíscuas e mais propensas a abusar de crianças, porém não há nenhum estudo científico que comprove tais afirmativas. E é exatamente toda essa pressão que levam muitos deles a esconderem seus sentimentos por medo da repreensão e da violência da sociedade, o que torna a vida de jovens homossexuais ainda mais difícil quando se trata de se sociabilizar, podendo levar a futuros casos de suicídio.

Os esforços para a “alforria” da homossexualidade começaram desde a década de 1860, mas somente nos anos de 1950 houve um aumento da visibilidade, aceitação e criação de direitos civis para gays, lésbicas e bissexuais. Isso é exemplificado pelo movimento do orgulho gay, com desfiles anuais e exibições de bandeiras arco-íris. No entanto, nem todos optam por participar desses movimentos por acharem que aumentam e perpetuam a discriminação já existente.

Mas devo lembrar também que o que mais causa conflitos sobre esse assunto é a pura falta de informação e a persistência de mitos. Já ouviu falar que a homossexualidade é gerada, ou causada, pela ausência de um pai? Há uma imensidão de heterossexuais que passam pelo mesmo problema e não se “desvirtuam”, como a maioria insiste em dizer e também sobre a idéia já falada anteriormente sobre homossexuais serem promíscuos e não conseguirem ter um relacionamento fixo. Quantos heterossexuais não conseguem também ficar com uma pessoa por muito tempo?

Pode-se notar de forma clara que as pessoas não sabem exatamente o que é sexo. Há casos que não existe dialogo entre familiares sobre isso, somente em poucas escolas há projetos e discussões sobre o tema e ainda informações erradas transmitidas pela mídia. Existe no mundo uma quantidade enorme de informações absurdas sobre esse assunto e estão disponíveis para mentes curiosas que querem conhecer e por pessoas que se aproveitam delas para aumentar os níveis de preconceito. Para os que querem realmente aprender e conhecer procurem com cuidado sites, livros e revistas com conteúdo sério e que possam lhe acrescentar informações puramente verdadeiras.

Esse é realmente um assunto muito serio e delicado e deve ser “manuseado” de maneira que não ajam mais idéias errôneas e deturpadas. O mundo seria muito melhor sem preconceito, mas nós somos tão limitados que ainda insistimos com toda essa maldade. Quando chegar o momento que todos nós nos respeitarmos e vivermos em amor conjunto, todas as chamadas diferenças tão idolatradas por nós cairão e se quebrarão em pedaços. Se você se acha um verdadeiro cristão ou de qualquer outro grupo religioso e tem a absoluta certeza que segue os ensinamentos de amor ao próximo e caridade como a maioria das religiões prega e ainda continua com atos desprezíveis contra seus irmãos – é isso mesmo, seus irmãos –, pense bastante e reflita se isso o que faz é o que aprendeu durante a vida e procure saber se realmente estão ensinando de maneira correta. Homossexuais não são doentes, doentes são os que os odeiam, os matam e os humilham. Isso é muito simples de entender.

OBS: Eu sei que esse é um assunto muito delicado e envolve opiniões diversas e agradeceria se fosse debatido de forma seria e sem comentários maldosos e preconceituosos. Seja bastante claro em suas opiniões, pois qualquer tipo de comentário preconceituoso não será tolerado e consequentemente não será postado. Obrigado.

Pedro Maciel.


Pesquisando...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Homossexualidade#Construto_social

http://www.swbrazil.anglican.org/brakemeier.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Homossexualidade

http://homossexualidade.sites.uol.com.br/homo.htm

11 comentários:

O Hagareno disse...

Eu considero um absurdo alguém se considerar cristão e ter qualquer tipo de preconceito e pior ainda quando este se externa através de algum tipo de violência, seja esta verbal, física, emocional, etc. Cristo ensinou o amor e este é benigno. Agora, há um abismo muito grande entre odiar, repudiar uma pessoa e aceitar qualquer que seja sua prática sem observar as as Escrituras Sagradas (falo no caso dos cristãos). Por isso, concordo com a PCL 122, pois penso que Cristo jamais seria conivente com o uso da força estatal, ou da coibição social, para fazer com que as pessoas O amassem, em contra-partida, sou contra o fato de os homosexuais que querem exigir que sua prática seja aceita como uma prática cristã. A Bíblia é categórica em dizer que Deus (o Deus da Bíblia, que por sinal é o meu Deus) não aprova e não abençoa uniões homossexuais. Apesar de eu não ser protestante e nem católico, sou cristão e conheço muitas homossexuais e por nada nesse mundo os trato com qualquer diferença A NÍVEL DE DIGNIDADE, porém quando questionado por esses meus conhecidos, sobre o que eu penso sobre sua sexualidade, não escondo meus princípios cristãos e quando eles se dispõem a um bom debate de cunho teológico, explico com todo amor as verdades bíblicas, de modo que CONSEGUIMOS VIVER EM PAZ E TER UMA AMIZADE SINCERA, mesmo tendo opiniões divergentes. Em resumo, acredito que o respeito (e para o cristão, o amor também) deve vir antes de tudo, pois esta é a essência do verdadeiro cristianismo, não como a maioria pensa: que o cristianismo traz o ódio e o preconceito, NÃO!!! O cristianismo não é preconceituoso, preconceituosos são as pessoas alienadas e as que até são esclarecidas mas fazem questão de permanecer alienados...Estes são ímpios são como novos fariseus. Tenho dito. Paz a todos.

Hortência Beatriz disse...

É preciso saber conviver uns com os outros.Respeitar,independente do que seja,no que acredita,no que escolhe.

Muito bom o Texto,Pedro!

Pedro Maciel disse...

O preconceito é algo repugnante e isto é fato, nao tem o que discordar, mas o que me deixa mais irritado é o modo como as pessoas tem a capacidade de menosprezar-los usando a religião, dando um destino certo para suas almas, o tenebroso inferno, fazendo disso uma arma psicologica para tentar barrar esse "grande mal". Sem esquecer a sociedade em si, dando um pequeno exemplo, desde a infância de suas proles criam brincadeiras que separam meninos das meninas e quando isso é burlado o mundo se parte sob seus pés. Homossexualidade não é igual a promiscuidade, não é igual a mentes deturpadas, não é igual a vida sem limites, não é igual a sexo desvairado. Essa é uma equação verdadeiramente falsa, pois isso esta presente na mente humana, de forma generalizada, não sendo uma característica exclusiva deles. É certo que na Bíblia há explicações sobre homem e mulher como sendo um complemento, mas perseguir e repudiar por esse motivo?? Ninguém tem a capacidade de julgar, somente Ele e para aqueles que não acreditam na sua existência, pior ainda. Há muitos homossexuais que cumprem muitos mais ensinamentos de Deus do que qualquer heterossexual. Ser ou não ser, não impede de ser gente e é isso que ninguem entende.

Glenda Moreira disse...

Sobre a questão homossexual explicitada no texto em paralelo com a opinião da Igreja, cristãos e etc, não há muito o que dizer. O homem cria e criará modelos ideais de conduta dirigidos ao todo, cabe-nos seguir, senão quebrar (e certamente construir novos). O fato é que a sexualidade é o elemento menos interessante de um ser humano. Não me interesso pela discussão em si, perdão por parecer hostil.
O que me chamou atenção em seu blog foi sua opinião sobre "ser inteligente". Soarei extremamente arrogante, mas o que escreveste é sobre ser inteligível. Ser inteligente é ter capacidade cognitiva, algo inerente à condição humana,portanto uma característica biológica normal. Ser erudito é primeiro crer que exista uma cultura superior a outras e acreditar que se faça parte desta, o que sociologicamente falando é reprovável por ser espécie de etnocentrismo.
Gostei muito da foto que utilizaste. rs

Também li seu texto sobre leitura.

Enfim, boa sorte com as letrinhas.

Pedro Maciel disse...

Muito bem Glenda, eu gostaria bastante que você pudesse dizer algo sobre o assunto, dizer o que realmente acha, mas sobre o que você disse sobre "ser inteligente"... eu dei uma olhadinha por um bom tempo na frente do pc e cheguei a conclusão que você realmente esta certa. O caso realmente fala em ser inteligível e retirarei agora a frase. Obrigado pela "luz"! hahahaha

Opiniões sempre são muito bem vindas!
abraços! ^^

Paulinha fran disse...

De fato,falar sobre homossexualidade, parece que sempre será algo polêmico. Mas, cabe a quem consegue ser mais do que apenas um repetidor de palavras, tentar entender ou mesmo respeitar a grande diferença que há entre eles e nós. Eu sou cristã também, como disse Hagareno, e acredito no que Deus disse (através da Palavra sobre o assunto em questão), no entanto...BOM,PARA TUDO... REPAREM BEM NO QUE ACABEI DE DIZER: NO ENTANTO. AÍ ESTÁ O ERRO. Acreditar em Deus e respeitar as diferenças nunca foi e nunca será dois lados diferentes a serem analisados, pelo contrário, faz parte de um mesmo argumento, que o próprio Deus defende. Logo, acreditar em Deus é altomaticamente respeitar a todos( Sem ser necessário que você concorde). Mas é claro que isso não pode ser apenas um lindo discurso. Os alienados que me perdoem, mas é preciso fazer mais do que apenas ser um acusador dos erros dos outros.

Pedro Maciel disse...

É esse o ponto Paula. O respeito pelo próximo é fundamental para o crescimento de uma sociedade justa e igualitária em direitos. Sem nunca esquecer que sendo a religião um fator que influencia muito a vida das pessoas, deveria ser usada para que essa idéia seja difundida.

Victor Silper disse...

Muito bom o texto, concordo plenamente com tudo. São meus pensamentos heterossexuais-sociais para com a diferença de orientações distintas.
Muito bom.


*Também tenho um blog que fala de assuntos diversos, querendo dá uma olhada,http://meuseusquenaosaoseus.blogspot.com/ , fique a vontade.
hehehe

Pedro Maciel disse...

Valeu Silper!
Agradeço sua visita e pela sua opinião! ^^

Anônimo disse...

Acho que há uma postagem interessante nesse sentido em:
http://aliencronicas.blogspot.com/2011/03/um-caso-de-diferencas.html

Pedro Maciel disse...

Realmente o texto desse blog é bem interessante, tanto que estou seguindo agora e adicionei aos outros que ja tenho! Obrigado! ^^