segunda-feira, 7 de março de 2011

A imperfeição da NOSSA beleza


Você se acha bonito(a)? Sua aparência agrada a quem vê? Você certamente já deve ter se perguntado isso algum dia ou diariamente durante toda a sua vida, sendo isso um tormento em uma sociedade em que se tem como um dos pilares de exclusão a beleza, difundida pelos meios de comunicação, principalmente. O Pensador convida você a refletir um pouco sobre a indústria da beleza e propaganda.

Procurar o belo sempre foi uma das obsessões do ser humano e ser belo uma maior ainda. Já dizia Vinícius de Moraes “me desculpem as muito feias, mas beleza é fundamental”. Mas o que exatamente ele queria dizer com isso? Há duas vertentes. O lado boêmio de ver a vida e seus vários relacionamentos fazem com que as pessoas pensem de imediato na beleza exterior, do físico e da estética, mas o seu lado poético e também lírico de viver pode muito bem estar relacionado com a beleza interior, a beleza do ser, simplesmente. Nós nunca saberemos a verdade.

Diferente de nosso amigo poeta, que deixou uma frase com explicações implícitas, nós descaradamente procuramos apenas uma das vertentes que citei ainda a pouco, a exterior. Como já falei também anteriormente, acaba virando uma obsessão para chegar ao resultado tão esperado e de aceitação da sociedade: ser lindo. Ser belo em nossa época é ser magro, forte, sem resquícios de gordura, ser “cem por cento”, mas os padrões de beleza mudam muito com o passar dos tempos e isso é muito bem notado principalmente nas mulheres, que são as suas principais vitimas.

Na época da Renascença, o padrão de “gordinha” era sinônimo de beleza, pois demonstrava que a família que a mulher pertencia era abastada. Na Idade Média, a idéia de fertilidade imposta como contraponto de uma época de matanças ocorridas das cruzadas, trazia uma mulher de quadril largo e ventre avolumado. E assim foram acontecendo as mudanças radicais de preferências e “bem estar” das mulheres.

Nossa época é verdadeiramente cruel e exigente com as mulheres, forçando-as a cometer excessos que o próprio corpo não suporta. O surgimento das modelos fotográficas e de passarela piorou ainda mais a situação, tendo a própria palavra modelo, que é algo a se seguir, um grande problema para aquelas ou aqueles que não estão nos padrões desejados e apreciados pelas pessoas.

Para se chegar ao desejável, geralmente se buscam vários caminhos, os fáceis e tortuosos, não importando como seja se no final conseguirem o que querem. Começam então a entrarem em academias, começam dietas ditas milagrosas e buscam a cartada final, a cirurgia plástica. Há sempre alguém que tem uma imperfeição em qualquer parte do corpo e para os que são escravos desse mundo isso é indescritivelmente inaceitável e mudam sempre que é possível e quando é impossível também.

O psicológico é sempre o alvo principal da indústria do belo, tentando fazer com que os olhos desejosos pela mudança comprem produtos para emagrecer, rejuvenescer, para mudarem o que não gostam em sim mesmo ou o que os outros não gostam neles, isso variam muito. Há casos em que as pessoas não conseguem alcançar o objetivo, pois o próprio organismo não reage às lutas incansáveis e isso acaba por gerar futuramente casos graves de depressão e posteriormente a morte de pessoas que não se aceitam depois das tentativas fracassadas de ser belo.

Não podia deixar de falar sobre uma das vertentes que é bem interessante: a propaganda. Esse meio, como todos já sabem, é usado para transmitir idéias, produtos de forma criativa e interessante para chamar a atenção dos que vêem na televisão e lêem nos jornais e revistas. E é exatamente esse meio que ataca diretamente e diariamente todas as pessoas com suas palavras imperativas e de impacto, nos fazendo “pensar” sobre o assunto. Claro que falo de propagandas sobre o assunto trabalhado no momento e de outras que influenciam de maneira destrutiva e não as que realmente têm um sentido real de existência.

Várias são perguntas que devem pairar sobre muitas cabeças que há muito tempo vêm analisando todo tipo de propaganda: Por que em todas as propagandas desse meio sempre há apenas mulheres e homens lindos, de corpos magros, fortes, esbeltos? Não há pessoas gordinhas, baixas, de cabelo meio ruim e não muito bonitas no mundo da propaganda? Por que os gordinhos, baixos e os ditos feios pela sociedade são apenas usados em propagandas com conteúdo cômico? Não há muito que se pensar sobre isso, pois o obvio é mostrado descaradamente: somos preconceituosos perante a beleza.

A beleza é mais uma das coisas que nós seres humanos tivemos a proeza de colocarmos na nossa lista de deturpações e a tendência é só piorar. A capacidade que tivemos de usá-la como meio de enriquecer as custas de uma sociedade que foi construída com esses conceitos preconceituosos é bastante triste. A exclusão que isso causa por não ter nascido como o mundo exige gera transtornos e uma “bola de neve” que só tende a piorar com o avanço dessa idéia.

Nos preocupamos demais com a aparência porque fomos impregnados com idéias irreais e não tivemos mentes criticas para se opor a elas e assim fomos passando tudo para outras gerações. Nossos olhos desleixados foram acostumados a olhar apenas o que esta na nossa frente e não nos preocupamos em nos desintoxicar em momento algum. A beleza não é para ser vista e sim sentida, pois a nossa tão idolatrada nunca é eterna. O que realmente nos faz belos são os olhares, os sorrisos, os gestos e o jeito feliz de viver e é exatamente tudo isso o que realmente fica após irmos a sete palmos do chão. O resto se reduz a grãos de poeira.

Pedro Maciel.


  1. Faz muito tempo que não escrevo e tive um período ruim, pois não tive palavras e idéias para escrever. Portanto, eu peço que desconsiderem se o texto não superou a minha e as suas expectativas.
Pesquisando...

http://www.cult.ufba.br/enecult2008/14415.pdf

http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/935313


4 comentários:

Morango Kisser disse...

Os padrões e as pessoas mudam.
Se não mudasse,
ia perder a graça simplismente pelo fato da gente aprender a lidar!
AISHIUAHISUHASIHU
Tu escreve muito bem ;*

Morango Kisser disse...

Muito bom teu texto.
Tu escreves muito bem!
;*

Pâmela Biral disse...

tbm acho "Morango" sabe oq ainda dá esperanças ? Pensar de que um dia esse padrão de beleza mude e passe a valorizar coisas até então um tanto desprezadas. Sonho impossível ? Talvez .. mas como diria uma música " O impossível é só questão de opinião, e disso os loucos sabem ♫" belíssima postagem O Pensador :) bjs

Hortência Melo disse...

Bom texto!!!

:)