terça-feira, 30 de junho de 2009

Um triste adeus a um gênio

Morre nesta ultima quinta-feira uma das pessoas mais importantes do mundo, diga-se de passagem, e ainda me atrevo a dizer que uma das mais queridas e amadas. Morre Michael Jackson, considerado como o rei da musica pop.

Um ser que mostrava talento desde ainfância e que chamava muita atenção. Desde pequeno dançava, cantava sempre muitoanimado. Em 1965 junto com seus irmãos formaram o grupo chamado de Jackson Five que logo estourou em todos os lugares e suas musicas ouvidas por pessoas de todas as idades. Dentre suas musicas mais conhecidas estão “ABC”, “The love you save”, “I want you black”.

Por trás de tanto sucesso e fãs existia um pai exigente, controlador e mão-de-ferro chamado Joseph Walter Jackson. Exigente como era retirou de forma prematura a infância do garoto que foi consumida por apresentações e shows, mas o rapaz sesentia tão bem nos palcos e se divertia tanto que surgia para seus fãs com um sorriso deslumbrante.

Michael sempre possuiu uma voz impecável que usou da mais perfeita forma em sua carreira solo. Seu primeiro álbum foi “Of The Wall”, em 1978 que obteve um enorme sucesso. Em 1982, lançou “Thriller” tendo como produtor Quincy Jones, acompanhado de um clipe extremamente revolucionário para sua época. Michael sempre teve uma imaginação muito fértil ao ponto de criar clipes tão incríveis e surreais. Entre os seus maiores hits estão “Thriller”(já citado), “Bad”, “Black or White”, Billie Jean”, “Dangerous”, entre outros sempre com um sucesso arrebatador.

Ganhou vários Grammys em carreira solo (dezenove), seis com TheJacksons e quarenta e uma canções chegaram ao topo das paradas, sem falar que foi recorde de venda de discos

superando 750 milhões de unidades. Em 1984 participou da musica “We are the world”, de sua autoria, com outrosartistas dentre eles, Lionel Richie, Kenny Rogers, Tina Turner, Diana Ross, Steve Perry, Bob Dylan, Ray Charles, entre outros em ajuda ao povo africano, sem falar que doou milhões de dólares durante toda sua carreira à causas beneficentes através da Dangerous World Tour, compactos voltados à caridade e manutenção de 39 centros de caridades. Em 1996, Michael vem ao Brasil para gravar o clipe da música "They Don't Care About Us", do disco "History: Past, Present and Future Book I". As cenas foram gravadas com integrantes do grupo Olodum, em Salvador, na Bahia, e na favela Dona Marta, no Rio de Janeiro.A vida pessoal do rei do pop sempre gerava muitas especulações, dentre elas as suas surpreendentes mudanças de aparência e supostas noticias de que queria mudar de cor. Algumas sem explicações e outras explicadas. A mudança de cor foi justificada devido uma doença chamada vitiligo, que provoca o desaparecimento do pigmento melanina, que dá cor a pele.

Em 1993 foi acusado de molestar um garoto de 13 anos em seu rancho (chamado por ele Neverland, que em português significa Terra do Nunca), mas foi inocentado por falta de provas. Se casou no ano seguinte com Lisa Marie Presley, filha de Elvis Presley, porem o relacionamento durou apenas19 meses.

Como já falei anteriormente (coisa que nem preciso dizer, pois todos mundo sabe), Michael foi um exímio dançarino e criador de um estilo totalmente novo de dança, utilizando especialmente os pés. Com suas performances no palco e clipes, Jackson popularizou uma série de complexas técnicasde dança, como o Robot e o Moonwalk. Seu estilo diferente e único de cantar, bem como a sonoridade de suas músicas influenciaram uma série de artistas nos ramos do hip hop, dancee R&B, dentre eles estão Justin Timberlake, Britney Speares e Black Eyed Peas.

Michael desde pequeno apresentava uma saúde frágil e com o tempo apresentou dificultades emocionais que contribuíram para que o ídolo pop se tornasse dependente de remédios. Nos últimos anos só saia de casa com máscaras cirúrgicas para se proteger de microorganismos presentes no ar e também para evitar flagras nas manchas e deformidades no nariz. Dentre as suas intensas perturbações estavam as dores nas costas causadas pelo esforço das coreografias, até uma grave doença a auto imune fez Michael penar para se manterde pé. Recentemente, a dependência química atrapalhava a rotina dele: viciado em analgésicos, passou mal várias vezes nos ensaios dos shows.

Em 2004 foi processado por acusação de pedofilia. Em 13 de junho de 2005, o tribunal de Santa Maria, na Califórnia, anunciou que o astro foi absolvido das dez acusações feitas contra ele. O julgamento durou 14 semanas e os jurados (oito mulheres e quatro homens) levaram sete dias para discutir o veredicto.

Michael Jackson sempre foi visto e julgado pela sua excentricidade, mas o que deve ser mesmo visto e dado o devido valor é de como uma so pessoa de origem tão simples e pobre pôde influenciar o mundo todo. Uma pessoa que com certeza via a sua rotina como um eterno divertimento, podendo fazer o mais gostava todos os dias (dançar, cantar, compor...). Um homem que trazia felicidade, alegria e euforia a todos os seus fãs e simpatizantes em todos os seus shows, na TV, nasrádios. Um ser sofrido, que por trás daqueles passos mágicos e quase impossíveis de acompanhar e daquela voz firme e forte, porem com um doce tom de uma criança, existia um passado não muito feliz e um presente não muito agradável. Tudo isso para agradar seus milhões de adoradores.

O mundo agora esta sem Michael Jackson. Porém a grande estrela do pop não se apagou, apenas se encaminhou para o lugar de onde deveria estar a muito tempo: no meio das outras grandes estrelas no céu. Talvez ate se crie uma constelação para esse deus entre os homens que se destacou dentre bilhões sem muitas dificuldades. Ele fez tudo o que deveria ter feito e nem me atreveria dizer que faltou algo durante sua vida. Ele viveu e nos deixou um legado que ninguém conseguirá alcançar e um reinado que jamais será substituído por ninguém por mais incrível que seja.

Michael Joe Jackson morre aos 50 anos de idade no dia 25 de junho de 2009, às 14h26min (18h26min horário de Brasília) após sofrer uma parada cardíaca em sua casa, em Los Angeles.

Espero que agora ele esteja bem melhor e livre das pressões mundanas.

Você deixará muitas saudades....

Uma singela homenagem não de um grande fã, mas de um grande admirador.

Um comentário:

DOMÍCIO M. MACIEL disse...

Valeu, Pedro, meu filho! Você soube reunir dados biográficos do artista com a sua espontaneidade literária. Parabéns pela singela homenagem ao grande astro. Que Deus o ajude a despertar para a Vida Maior...